sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Escola Municipal de Educação Gisselda Trentin





PROJETO: LER É UMA AVENTURA ESCREVER É DEMAIS.


        Professoras: Denice Teixeira Lima.
                              Geny de Almeida Sobrinho
                              Noemi Teixeira
                             Wania Maria Rodrigues da Silva.


Água Boa 2014 MT.
Tema: Ler é uma Aventura Escrever é Demais.

Titulo: Ouvindo e Contando Estou só Começando

Justificativa;
Não se consegue formar bons leitores se estes não tiverem um contato familiar com os livros. O hábito pela leitura é um processo constante, que começa logo cedo, em casa, vai se aperfeiçoando na escola e continua no decorrer de toda vida. Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e compreender o prazer que leitura proporciona, mais será sua probabilidade em tornar um leitor assíduo, adquirir uma postura critico-reflexiva de extrema relevância para sua formação cognitiva.
Ler além de ser prazeroso é uma necessidade que a criança vai descobrindo à medida que seu contato com os livros vão aumentando. Paulo que Freire afirma que: “Quando aprendemos a ler, o fazemos sobre a escrita de alguém que antes aprendeu a ler e a escrever. Ao aprender a ler nos preparamos para imediatamente escrever a fala que socialmente construímos.” (Freire, 1997 p.25).
 Ouvir e contar histórias é dar asas a imaginação, uma vez que a criança tem uma capacidade imensa em criar fatos. Elas tornam se capazes de comentar, indagar, tirar dúvidas e de discutir sobre o que relata a histórias. O contação de história precisa fazer parte também da rotina das crianças que já sabem ler. Quando as crianças escutam uma boa história ela aprimora sua capacidade de imaginação e estimula o pensar, o desenhar, o escrever, o criar e o recriar, o que são qualidades visíveis dos pequeninos.
A leitura deve estar presente no cotidiano dos adultos e das crianças, seja no ambiente escolar ou em casa, uma vez que a leitura é uma grande aliada em levar nossas crianças para um mundo real ou imaginário.

Objetivo Geral:
.Incentivar o prazer pela leitura.
Objetivos Específicos;

. Incentivar a capacidade das crianças em recontar histórias.
. Aproximar as crianças das diversas literaturas infantis.
. Proporcionar situações de leituras compartilhadas
. Fazer com que as crianças manuseiem com cuidado os livros sem danifica-los.
.  Desenvolver nos alunos a pratica de escutar atentamente as histórias contadas.
. Estimular uma boa convivência com os colegas através da contação de histórias.
Metodologia;
No desenvolvimento desse projeto é fundamental que o educador atente-se para a necessidade de tornar as atividades ao mesmo tempo atrativas e enriquecedoras para o aprendizado dos educandos. Sugere-se para o trabalho a utilização de:
 Roda de conversa sobre os contos levando as informações sobre as histórias preferidas
.Ilustrações das histórias lidas ou ouvidas.
. Dramatização das histórias.
.Criação do cantinho da leitura.
. Convidar pais para contar histórias na escola.
. Utilização de recursos como; filmes Cds, montagem de painéis, fantoches livros e outros.
. O educando contar histórias e recontar com sequencias de fatos.
Disciplinas Envolvidas;

. Comunicação e Expressão;
. Matemática;
.Natureza e Sociedade;
. Educação Psicomotora;
Cronograma;

O projeto será desenvolvido no decorrer de todo ano letivo de 2014.
Avaliação;

Os alunos serão avaliados no período de todo ano letivo de acordo com a participação das crianças nas atividades propostas pelas professoras.



Referências Bibliográficas;
Freire, Paulo, professora sim, tia não, contas a quem ousa ensinar, São Paulo: Olho dágua, 1997.


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